Escolher o imóvel ideal não é uma tarefa fácil. É necessário considerar algumas questões que vão impactar no sucesso da sua escolha. O local deve atender as necessidades de sua família, além de outros requisitos e possibilidades.
Afinal, a conquista da moradia própria é o sonho da maioria dos brasileiros. Escolher entre casa ou apartamento, requer tempo e disposição para pesquisas, visitas. Além disso, é necessário um planejamento financeiro para que a aquisição seja tranquila e não cause dor de cabeça para o comprador.
Por isso, para te ajudar nessa escolha tão importante, preparamos este post com dicas infalíveis para você não errar na decisão. Confira!
1. Defina sua necessidade
Antes de iniciar a sua procura é preciso que tenha bem definido quais são as necessidades da sua família. Mesmo que você vá morar sozinho (a), saber quais são suas aspirações futuras é importante para escolher um imóvel que atenda à essas necessidades. Com esse cuidado na hora da escolha, você evita a troca de endereço frequente.
Nessa etapa você pode, ainda, definir quantos cômodos deseja a casa ou apartamento e o espaço que precisa. Assim, é preciso considerar se terá animais de estimação – nesse caso o local deverá aceitar pets. Tudo deve ser pensado para que a sua escolha seja assertiva e com base no que realmente precisa.
Separamos algumas questões que você deve pensar para escolher o imóvel ideal:
- Qual a quantidade de quartos ideal?
- Terá uma suíte?
- Quantos banheiros atende a sua necessidade?
- Prefere cozinha grande ou mais compacta?
- Gostaria de uma sala mais espaçosa?
- Prefere varanda ou área gourmet?
2. Faça um planejamento
Para escolher o seu imóvel ideal, aquele que você tanto sonhou, é preciso fazer um planejamento. Isso porque, ao se planejar, você poderá adquirir a casa ou apartamento que mais se enquadre em suas necessidades.
Veja, então, quanto você tem guardado para dar entrada no imóvel, por exemplo. Caso ainda não tenha começado a poupar, é o momento de definir o valor que poderá guardar mensalmente, por exemplo. O planejamento vai te ajudar a definir qual a melhor forma de adquirir esse imóvel: financiamento ou consórcio?
Coloque no papel todas as suas despesas atuais e possíveis gastos com o imóvel. Essa etapa é importante para definir o teto máximo para o valor da propriedade que deseja adquirir. Assim, tudo será organizado e você conseguirá realizar o seu sonho de forma responsável, sem apertos financeiros.
3. Escolha a região onde deseja morar
Agora que seu planejamento está pronto e já sabe quais são as suas necessidades, chegou a hora de procurar o imóvel. Entenda: não mantenha o seu foco apenas no imóvel, conhecer a região onde ele está situado é tão importante quanto. Se você já tem uma região de preferência que se enquadra aos pré-requisitos anteriores, é um bom começo.
A região do imóvel pode favorecer ou desfavorecer o investimento. Além disso, é preciso conhecer o clima do local. Prefere agitação ou tranquilidade? A região é segura? Próximo ou mais afastado do centro? Existem pontos de lazer próximos – tanto para adultos como para crianças?
Veja quais são suas prioridades e estude a região para identificar se ela atende a tudo (ou a maioria) o que precisa. Afinal, ao escolher uma casa ou apartamento, você deve se sentir confortável e estar em um ambiente que atenda as suas necessidades.
4. Decida qual o imóvel ideal para você
Casa ou apartamento? Essa é outra pergunta muito importante antes de escolher o imóvel ideal. Isso porque, ela irá nortear todo o processo de procura a partir do momento de sua decisão. Contudo, essa escolha não existe certo ou errado, tudo depende do seu estilo de vida.
Ambos possuem vantagens e desvantagens, mas tudo vai depender do que você procura. Caso ainda tenha dúvidas em relação a essa escolha, aproveite para visitar os imóveis e refinar a sua escolha. Avalie tudo o que acredita ser necessário, como a arquitetura interna, se precisará de reforma, etc.
Você precisa se ver morando nesse imóvel, então, seja casa ou apartamento, tente visualizar a sua vida naquele local. Além disso, ele precisa atender a suas necessidades para ser a escolha certeira. Analise bem antes de definir.
5. Dica extra: faça um consórcio
Independente de qual seja o seu imóvel ideal, nós temos uma dica que pode te ajudar com o planejamento. Contrate um consócio de imóvel! O consórcio é o meio mais acessível e sem burocracia para que você conquiste o seu sonho.
Através do consórcio de imóveis você pode adquirir casa, apartamento, e até mesmo optar pelo modelo terreno e construção. Além disso, é possível escolher o valor da carta de crédito, assim pagará parcelas que cabem no seu orçamento. Lembramos que o consórcio é uma modalidade de crédito que não cobra juros e nem entrada, contudo é para aqueles que estão planejando o seu futuro, pois a contemplação pode demorar.
Entretanto, o tempo de espera para a contemplação pode ser usado para ajustar o seu planejamento e para as pesquisas. Assim, quando for contemplado já terá em mente qual imóvel deseja, a localidade e demais requisitos.
Se você está em busca do seu imóvel ideal, conte com a Kasinski Consórcios. Nossa história é baseada no sucesso de nossos clientes. Aqui você encontra as melhores opções de consórcio para conquistar o seu sonho!
Entre em contato com um de nossos consultores e dê o primeiro passo rumo a sua conquista!