A contemplação é o momento mais aguardado por quem optou pelo consórcio como investimento. Isso significa que o consorciado receberá a carta de crédito com o valor contratado para adquirir o bem ou serviço que tanto deseja.
Existem várias modalidades de crédito, como consórcio de imóveis, automóveis, serviços, veículos pesados, entre outros. É importante ressaltar que, ao adquirir um consórcio de imóveis, por exemplo, o valor não poderá ser usado para a compra de um carro.
Contudo, algumas dúvidas ainda pairam sobre os consorciados em relação ao uso da carta de crédito e como é possível adquirir o bem após a contemplação. Pensando nisso, preparamos este post com dicas valiosas para você estar preparado para quando o seu momento chegar. Confira!
O que é a contemplação?
Bom, em primeiro lugar, vamos entender o que é a contemplação. Quando você contrata um consórcio sabe que, para conquistar a carta de crédito, é necessário ser contemplado, certo? Essa contemplação pode acontecer de duas formas: por meio de lances ou sorteios. Vamos entender como funciona cada um:
Contemplação por sorteio
Os sorteios acontecem todos os meses, e são definidos em assembleias. Assim, durante a assembleia do mês, o número sorteado no concurso da Loteria Federal mais próximo àquela data é o sortudo do mês.
Uma ou mais pessoas poderão ser sorteadas, porém, isso só será definido com base na saúde financeira do grupo. Ou seja, se o fundo comum tem a possibilidade de contemplar mais de uma pessoa naquele mês.
Contemplação por lance
A contemplação por lance é uma ótima opção para aqueles que desejam antecipar a aquisição do bem. Funciona assim: a administradora delimita uma data para serem ofertados os lances e o consorciado pode fazer as ofertas por e-mail, pela área do consorciado no site ou, até mesmo, pelo telefone.
Além disso, o lance poderá ser livre ou fixo, a depender das opções disponibilizadas pela administradora. No entanto, é importante que o consorciado saiba que nem todos os lances são aceitos. Para conseguir antecipar a sua contemplação por este meio, é necessário que o seu lance seja um dos maiores ofertados.
Quais as principais categorias do consórcio?
O consórcio te dá certa liberdade para o uso do crédito. Mesmo que você tenha escolhido o consórcio para adquirir uma casa, é possível comprar um apartamento, um terreno e até mesmo construir. Desde que o bem faça parte da mesma categoria, você terá essa autonomia.
Lembrando que, as categorias/segmentos do consórcio são estabelecidas pela Circular Nº 3.432/2009 do Banco Central no Art. 5º, inciso XIII. Veja o que pode adquirir:
- Imóveis: casas e apartamentos construídos ou na planta, terreno, construção, reforma;
- Veículos: carros novos ou seminovos, motos, entre outros;
- Pesados: caminhões, renovação ou ampliação de frota, ônibus, máquinas agrícolas, equipamentos, etc;
- Serviços: procedimentos estéticos e de saúde, intercâmbios, pós-graduação, viagens, festas e muito mais!
Como adquirir o seu bem após a contemplação?
Foi contemplado e agora chegou o grande momento: adquirir o seu bem. Essa fase é a mais prazerosa de todas, pois você poderá conquistar o que tanto sonhou. Um fato que precisa ser considerado é o seu contrato com a administradora, nele estará especificado algumas regras para usar a sua carta de crédito.
Contudo, uma das principais vantagens do consórcio é que, quando ocorre a contemplação, o consorciado tem o poder de compra à vista, ou seja, poderá negociar com o vendedor para conseguir melhores negócios.
Veja como adquirir o seu bem!
Imóveis
Mesmo que possa demorar um pouco a contemplação, o ideal é você já pesquisar pelo imóvel que deseja. Assim, terá tempo de averiguar informações sobre o bairro e decidir entre casa, apartamento ou construção. Caso deseje reformar, é interessante já ter em mente como fazer e até pesquisar fornecedores.
Para a compra do imóvel, no entanto, será necessário a apresentação de alguns documentos e certidões por parte do vendedor. Por isso, é importante ir se preparando. Após a documentação entregue, a administradora analisa e libera o crédito para você fechar o negócio.
Automóveis
A compra de automóveis requer alguns cuidados. É possível adquirir carros e motos novos ou seminovos. Porém, é na questão dos usados que precisa estar atento. Isso porque você não poderá comprar veículos muito antigos. Cada administradora estipula um período para a aquisição de carros ou motos seminovos – consulte o contrato.
Além disso, o veículo terá que passar por uma vistoria veicular, onde ele será submetido a um diagnóstico completo, levantando todo o histórico, bem como a análise de pintura, funilaria e outros itens. O automóvel precisa passar nessa vistoria para que você possa, de fato, comprá-lo por meio do consórcio.
Isso vale, também, para o segmento de pesados que trata de veículos de grande porte. Contudo, para não ter problemas, é fundamental estar atento ao contrato e todas as especificações para a compra destacadas nele.
Serviços
O consórcio de serviços é bastante amplo. Por isso, você poderá adquirir desde viagens até procedimentos estéticos, basta o serviço estar na categoria contratada. Para essa aquisição, é preciso saber se a administradora possui parceiros ou se o crédito é liberado mediante toda a documentação entregue. Mais uma vez, é importante estar atento ao contrato.
Uma coisa é fato, após a contemplação você tem liberdade de escolha para aquirir o bem que vai realizar o seu sonho. Além disso, o consórcio pode te ajudar em muitas áreas, como uma modalidade de investimento, planejamento de aposentadoria e muito mais. Não perca a chance de viver um futuro repleto de realizações, sem pagar juros e taxas abusivas.
Solicite o contato de um de nossos representantes e faça a sua simulação!