Está pensando em cancelar o consórcio? Será que vale a pena? O consórcio é uma alternativa mais acessível para quem buscar adquirir um bem ou serviço, devido a sua flexibilidade e, claro, por não existir a cobrança de entrada ou juros – como os financiamentos.
Entretanto, ao contratar um consórcio você não sai com o valor do bem na hora porque se trata de um autofinanciamento. Ou seja, o consorciado escolhe o valor da carta de crédito que deseja contratar e se compromete a pagar as mensalidades em dia, para participar das assembleias que definem os contemplados do mês através de lances e sorteios.
Por mais que seja uma modalidade de crédito mais flexível, pode acontecer do consorciado desistir da cota durante o processo. São muitos motivos que fazem isso acontecer, uma delas é a falta de planejamento ou, até mesmo, a crise econômica. Mas, será que vale a pena?
Neste post vamos apresentar 3 motivos para você não cancelar o seu consórcio e continuar investindo no seu sonho!
1 – Modalidade de crédito mais acessível
Como citamos, o consórcio é uma modalidade de crédito mais acessível e menos burocrática. Isso porque, na contratação, você não precisa passar por análise de crédito com a flexibilidade de escolher qual a carta de crédito que mais se enquadre a sua necessidade.
É possível contratar o consórcio para aquisição de imóveis, automóveis, serviços – viagens, procedimentos médicos e estéticos, festas, entre outros – além da possibilidade de usar o crédito para renovar ou ampliar frotas de caminhões, máquinas agrícolas, entre outras possibilidades.
Assim, podemos destacar a flexibilidade de escolha, pois, ao optar pela modalidade que precisa, o consorciado irá pagar mensalidades sem juros, além de não precisar ter um valor para dar entrada, como é geralmente exigido nos financiamentos.
2- Possibilidade de compra à vista
Ao contratar um consórcio, os meios de contemplação são informados. Mesmo sendo uma modalidade de médio e longo prazo, ao ser contemplado tem a possibilidade de compra à vista do bem ou serviço desejado.
Isso acontece porque, ao ser sorteado ou ofertar o melhor lance do mês, o consorciado terá direito a receber o montante da carta de crédito integralmente. Ou seja, se você contratou uma carta de R$30 mil, esse será o valor liberado.
Vale lembrar que você deve se planejar para que, o valor contratado, seja o ideal para adquirir o seu bem. Dessa forma, ao ser contemplado você poderá comprar a sua casa a vista, trocar o seu carro e ter o valor total para pagar a vista. Já pensou ter essa possibilidade?
Mas atenção: você pode ser contemplado em qualquer momento do contrato. Por isso, é importante ter um planejamento, pois mesmo recebendo o valor integral, você deve continuar pagando as mensalidades em dia, para que todos do seu grupo tenham a mesma chance que você.
3 – Para continuar investindo no seu sonho
Quando você optou pelo consórcio, com certeza tinha um sonho a ser realizado, certo? Então, um dos motivos para não cancelar o consórcio é continuar investindo nesse objetivo. Para antecipar a sua contemplação, por exemplo, você pode se planejar desde o início para ofertar um lance vencedor.
O lance é uma oportunidade de você conquistar o seu bem antes do prazo e sem depender dos sorteios. Mas, é preciso ter atenção as assembleias para traçar uma boa estratégia de lance e, assim, conquistar a sua contemplação.
Além disso, como já abordamos neste conteúdo, o consórcio é um meio mais acessível e flexível de contratação de crédito. Ou seja, ao cancelar, você pode atrasar a realização do seu sonho, ainda mais se precisar procurar outro meio para realizar esse objetivo.
Como você pôde ver, existem ótimos motivos para você não cancelar o consórcio. Exceto circunstância que fogem ao nosso controle, se for apenas por cancelar, não vale a pena. Se você já contratou um consórcio e tem a possibilidade de continuar, vá em frente.
Converse com um de nossos representantes e conheça a Kasinski Consórcio. Aqui, o nosso objetivo é que você realize o seu sonho!